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Chapecó sedia XIX Seminário Estadual da UNCME/SC e VIII Seminário da Região Sul com foco em inclusão e qualidade da educação

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, Chapecó foi palco do XIX Seminário Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (UNCME/SC) e do VIII Seminário da Região Sul. O evento, realizado no Auditório do Bloco S da Unoesc Chapecó, reuniu mais de 400 participantes representando os três estados da Região Sul, consolidando-se como um dos maiores encontros regionais dedicados à gestão democrática e às políticas educacionais.


O programa contou com debates e painéis sobre temas fundamentais para o fortalecimento da educação pública.


📘 Primeiro dia – 16 de setembro: As discussões abordaram as políticas da educação especial, a educação infantil sob um olhar avaliativo, o papel dos conselhos na gestão democrática e os desafios da educação integral.

📗 Segundo dia – 17 de setembro: Foram debatidos os mecanismos de efetivação do ICMS Educação em Santa Catarina, o Sistema Nacional de Educação, a educação para as relações étnico-raciais e o Sistema de Avaliação Educacional em Santa Catarina (SEAESC).


O Coordenador da UNCME/SC e Diretor de Graduação da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, destacou a relevância e a diversidade dos temas debatidos:

“As políticas de inclusão e equidade, aliadas aos processos avaliativos, demonstram a complexidade e a importância da atuação dos Conselhos Municipais de Educação na busca por um ensino de qualidade e mais justo para todos”, ressaltou.

O evento contou com a presença de importantes lideranças da área educacional, entre elas Celso Paulo Costa (Diretor de Graduação da Unoesc Chapecó), Cesar Marció (fundador da Rede Internacional de Pesquisa Nexus Scientia) e Patrícia Lueders (Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina).


O seminário reafirmou o papel dos Conselhos Municipais de Educação como espaços estratégicos de diálogo, planejamento e fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação de qualidade para todos.


 
 
 

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